Quem sou eu

Falar do nosso pai é usar a voz que vem do coração... é buscar na memória as histórias que nos foram contadas e as que vimos ser tecidas ao longo das nossas vidas. Acompanhamos a sua atuação em diferentes fronteiras, muitas estivemos presente e com certeza, as raízes da maioria delas vem lá do sertão. Foi por isso, que escolhemos as árvores de lá para compartilhar o olhar que temos sobre a vida dele. Entre Umbuzeiros e Algarobas, Juremas e Barrigudas, Anjicos e Aroeiras, Gameleiras e São Joeiros, na aridez da caatinga, no calor do sol sertanejo começou a formar as suas vocações.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Um amigo poeta

  
Falar  sobre  Celso  Dourado é  lembrar  de Camões: "cessa tudo  que a musa antiqua  canta, que outro valor mais alto se alevanta". Celso é esse  "valor mais  alto" a  quem aprendemos a admirar  e a   respeitar pela  sua trajetória coerente de vida sempre  aberta a todas as dimensões em extensão e profundidade. É uma figura extremamente rica, com poder invejável
de sabedoria  e inspiração abençoada  pelo  Altíssimo em têrmos quantitativos e qualitativos de vida abundante.
Celso é o Teólogo ecumênico e relevante; é o Pastor eficiente e solidário; é o educador humanista e  dedicado; é o Político atuante e consciente; é o "Pater  Familia" afetivo e responsável; é o irmão e amigo de quem cantamos: " se  todos  fossem iguais a você... que maravilha viver..."
O salmista disse  uma vez: "  os dias da nossa vida sobem a 70 anos ou, em havendo vigor, a 80, neste  caso o melhor deles é canseira e enfado..."(Sl 90:10) . Com  certeza ele  não  conhecia  Celso Dourado  - atlético, elegante, entusiasta da fé e da esperança, amante incondicional  da vida como se  ela começasse   aos 80.
Este  é Celso... Não  ESQUEÇA
amigo, companheiro e  IRMÃO
Se tem Neve do Polo na  CABEÇA
Tem  o  Sol  do  Equador  no  CORAÇÃO.
                              
          Um  Abração,
                              
                              
    Adalto    Magalhães

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Vô Celso,

 É um imenso prazer poder participar deste momento tão especial. Tenho o senhor como exemplo de figura paterna e tenho aprendido bastante em nossa pequena convivência. Sou feliz por estar em uma família tão linda e amada, onde fui acolhida de braços abertos por todos. Saiba que lhe admiro muito, por tudo que conquistou e já viveu. Obrigada por todos os ensinamentos, as orações antes das refeições, o respeito, o amor, o carinho, o jeito Vô Celso de ser! Parabéns e que Deus lhe abençoe.

 Um grande abraço,

Jéssica.



Um depoimento de ex. aluna do 2 de Julho



Reverendo Celso, sábio e sensível educador, que pena meu filho não estudar no 2 de Julho da sua época! Outro dia, um grupo de colegas se reuniu e valorizamos o grande espaço, livre e responsável que o senhor ofereceu com carinho... passou segurança...e que paciência com adolescentes chatinhos! Agora vejo o tamanho da importância que o senhor ocupa na minha vida...Muitas felicidades, muitos anos de vida... Muito agradecida!
Lau.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

CELSO DOURADO, OITENTÃO!


Minha chegada a Salvador se deu em 1979. Ainda vivíamos os tempos sombrios da ditadura. Fui trabalhar no Colégio 2 de Julho. Nele conheci uma pessoa que me chamou a atenção devido a algumas posições e atitudes que tomava. Sobretudo posições políticas que eram profundamente pedagógicas. E corajosas.
Primeiro, com a Lei da Anistia, foi o 2 de Julho que abriu suas portas, cedendo o auditório para recepcionar os exilados políticos que voltavam dos mais diferentes países. Os cabelos brancos esvoaçantes de Diógenes Arruda Câmara, Elza Monnerat, o lendário Carlos Prestes, dentre tantos outros, se abraçando entre risos e lágrimas pela emoção do encontro e da alegria de o povo brasileiro ter imposto a anistia ao regime militar. Esse momento quem propiciou foi o 2 de Julho.
Depois veio o 1º de maio, que foi proibido pelos donos do poder no momento, de ser realizado no Campo Grande. Novamente foi o 2 de Julho que franqueou seu campo de futebol para que o ato fosse realizado.
Veio a campanha pelas Diretas Já! Quem hospedou o então senador gaúcho, Paulo Brossard, que veio fazer um debate sobre o tema em Salvador? Foi o Colégio 2 de Julho.
O 2 de Julho era considerado o colégio onde o alunado mais respirava liberdade. O grêmio tinha sua própria sala, onde os jovens pichavam as paredes com suas palavras de ordem. Detalhe que pode parecer insignificante hoje, mas um sobrinho meu, que estudava em outro colégio à época, me disse que ficou com inveja dos colegas do 2 de Julho. Seu colégio sequer tinha grêmio, quanto mais uma sala própria e com liberdade para pichar, colar cartazes etc. Não era à toa, portanto, que os jovens egressos de lá se destacavam nas Universidades como estudantes que já levavam questionamentos e brigavam pelos seus direitos de cidadania.
Pois bem, o personagem que era mentor desses acontecimentos e pela colocação do velho 2 de Julho no epicentro das questões de ordem política e social na cidade do Salvador era o seu diretor, reverendo e professor Celso Dourado. E agora, quando ele completa seus 80 anos, quero, com essas palavras, dizer que ninguém é insubstituível, é verdade. Mas que há pessoas que fazem muita diferença, isso posso assegurar que há. Celso é uma dessas personalidades que deixam marcas positivas por onde passam.
Meus parabéns, reverendo. Sinto-me honrado por ter tido a oportunidade de conhecê-lo, e trabalhar com o senhor. Desejo-lhe muitos anos de vida ainda para semear cidadania por onde andar.

Zilton Rocha

Companheiro de luta


CELSO, EXEMPLO DE CIDADÃO, RELIGIOSO E POLÍTICO RAROS DE SE ENCONTRAR EM NOSSO PAÍS. FOI CONSTITUINTE, DANDO UMA CONTRIBUIÇÃO À NOSSA CONSTITUIÇÃO, DIGNA DE SUA INTELIGÊNCIA.
RESISTIU AO SUBORNO DO SARNEY VOTANDO CONTRA AO PROLONGAMENTO DO SEU MANDATO.
SAIU RICO DE SUA IRECÊ PARA EXERCER O MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL E VOLTOU POBRE, TENDO QUE VOLTAR AO CULTIVO DE FEIJÃO PARA PAGAR AS DIVIDAS DE SEU MANDATO.
TIVE A HONRA DE SER SEU COMPANHEIRO DE CHAPA NA SUA CAMPANHA PELA REELEIÇÃO, SEM OBTERMOS SUCESSO GRAÇAS À CAMPANHA LIMPA, HONESTA, SEM DEMAGOGIA E, ACIMA DE TUDO, SEM NOS VENDERMOS.
CELSO É O EXEMPLO DE HOMEM PUBLICO QUE O BRASIL TANTO PRECISA E QUE PARECE SE TORNAR CADA VEZ MAIS RARO.
CELSO, VOCÊ FOI E SEMPRE SERÁ O EXEMPLO!

João Lessa

Família Regis


Prezados Neuza e Celso,

Aceitem afetuoso abraço de PARABÉNS pelos 80 anos de vida do jovem CELSO , a quem aprendi  a admirar desde os anos da minha adolescência em Campo Formoso, pela  competencia, cultura ,

honestidade  e amizade e respeito  dedicados aos jovens, na  importante  tarefa de educa-los .

Com muita satisfação, compartilho deste momento de alegria e gratidão a DEUS.

Silvio Regis

Família




Tio Celso,​
Diz um provérbio chinês que os anos passam rápidos demais e os dias não.
Pensando bem, há certa coerência nesse provérbio, pois os seus oitenta anos voaram e o senhor continua firme e forte, semeando generosidade, simpatia e justiça, colhendo frutos, reunindo os fios do tempo com muita fé e tecendo a sua bela história de vida.
Tem nos inspirado a viver a vida com amplas possibilidades de sonhar, amar ao próximo, aprender com as suas palavras, as suas ações e atitudes, bem como, ser útil na família, na igreja e na sociedade. 
E os dias? Esses demoram demais de passar, são cheios de horas, minutos e segundos infindáveis, principalmente quando estamos esperando o dia do seu aniversário, para celebrarmos com alegria e gratidão o dom mais precioso que recebemos de Deus, a vida.
Portanto, tio, queremos lhe desejar muita saúde, felicidades e mais anos de vida.
Com carinho,
Tânia, Honório, Vitor, Cláudia e Diego.

Amigos da CESE




Celso, meu caro

O basquete te fez muito bem.
Afinal, um pouco de disciplina espartana
exigido dos seminaristas
de diferentes credos
faz parte do segredo da longevidade
Uma sabedoria acumulada
a quem é reservado missões especiais

Da mesma estirpe de um João Dias,
Dom Timóteo ou Paulo Tonucci,
Claudio Perani...você segurou firme
a bandeira do ecumenismo
da resistência democrática
e da luta pela anistia

O Colégio 2 de Julho, assim como o CEAS,
o IAB, o ICBA e Associação dos Funcionários Públicos
e o Mosteiro de S Bento – eram nossas casamatas
de onde nos atirávamos às lutas por liberdades

Também não tenho como esquecer
o empréstimo de seu nome como
membro do CONDEPAZ
ao lado do Dr. Gerson Mascarenhas,
Luis Contreiras e o profeta D. Timóteo

Celso, volta e meia me lembro do recado
do filósofo, professor Saja:
o que estamos fazendo
de nossa única vida?

Também me lembro de você, dona Neusa
e aquela ninhada na casa dentro do colégio
Dali saíram tantas vidas da única vida de vocês

Ao modo dos comunistas
no outono dos 80 desejo
longa vida ao camarada Celso

Abraços, Zanetti.





Querido Reverendo Celso,

Queria muito ter escrito antes, mas, infelizmente, só fiquei sabendo de seu aniversário hoje.

Sei que sempre é tempo de festejar e de dizer o quanto temos de apreço pela sua trajetória de vida, principalmente ao lembrarmos da história da CESE e de sua participação efetiva na fundação e em tantos outros momentos.

Agradecemos ao Senhor pelos seus 80 anos e pedimos que lhe dê longa vida para seguir partilhando experiência, dando o carinho à sua família, colhendo frutos de sementes que plantou e germinaram.

Receba um grande abraço de toda a equipe da CESE,

Eliana

Fala do Irmão Juracy


Celso,



Parabéns pela sua caminhada de 81 anos. Agora, daqui para frente: “Quando andar, só ande”.
       Quando você saiu da Lagoa em 1946 para estudar no Instituto José Manuel da Conceição (JMC), em Jandira São Paulo, eu tinha 3 anos idade, não me lembro de sua partida. A medida em que os dias, meses e anos foram passando suas cartas chegavam, e nossa mãe lia em voz alta para todos (Papai sem descer do cavalo entregava à carta para ela, que começava sempre assim Instituto Manoel José da Conceição (JMC), algum dia mês e ano da década de 1940).

      Quando você chegou em uma noite do mês de Dezembro de 1949, Juarez foi me acorda bem sedo, e recebi o seu primeiro presente, um carrinho de plástico (você estava sentado em uma rede conversando com todos da família, inclusive vovô e mãe Maria).
      Os anos passaram, você retornou outras vezes de férias e o nosso segundo encontro mais marcante foi no trem Maria Fumaça em Jacobina em de 1958, em uma viagem para Campo Formoso.
      Os dois anos em que estudei no Ginásio Augusto Galvão (GAG), (com a irmã Judite e o irmão Juarez), você me acompanhou como irmão, pastor, educador e amigo. Nunca me esqueço da sua citação em latim (Sic Transit Gloria Mund – Assim passa a gloria do mundo).
      Depois de Campo Formoso, fui para Salvador estudar no colégio Dois de Julho, com o irmão caçula Abimael (hoje o cientista da Lagoa). Em 1964 recebi uma carta sua, depois do golpe militar, me lembro que você afirmava: “O Brasil atrasou o seu desenvolvimento em mais de 40 anos devido a este golpe”. Começava neste momento a sua participação política pela redemocratização do Pais, inclusive abrigando os perseguidos pela ditadura militar, a sua participação pelas DIRETA JÁ.
     Com a sua eleição para Deputado Federal, vem a sua participação na Constituinte, com a elaboração da Constituição Cidadã de 1988.
     Que Deus lhe conceda muitos anos de vida ao lado de sua companheira Neuza e todos os demais membros da família.

Sem mais,
  Um abraço fraterno
    O irmão e amigo,
           JURA

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Mensagem de Jaime Davi


Um dia a ser sempre lembrado.



Celso Loula Dourado, signo e significado. Passado, Presente e Futuro. Presença constante para quem o conheceu e conhece. Presença Paterna, do Pastor, do Educador, do Irmão e do Amigo.
                Hoje, 10 de agosto de 2012, quero parabenizá-lo, agradecendo pela sua presença constante, mesmo quando não fisicamente, na minha família e especialmente em mim. Com seu caráter reto,  de palavras fortes e atitudes firmes, mais sem faltar em nenhum instante o amor de quem cuida, o amor do verdadeiro Pastor.
                Reverendo Celso Loula Dourado, muitas felicidades, pois às mereces verdadeiramente e muito obrigado por ter em mim marcado “a ferro e fogo”  o caminho verdadeiro dos homens de bem e de amor ao próximo.

Parabéns e muitas felicidades a toda a Família, D. Neuza, Mabel, Ricardo, Marília, Eneida, Neuzinha, Juliana, esposos e esposa, netos e netas.



Jaime Davi - Estudante nas décadas de 70/80 - Funcionário - Dec. 80/90 - Diretor Administrativo Dec. 90/2000 - Conselheiro até os dias atuais.

Uma homenagem lá de Pernambuco





Celso, há muitos e fortes motivos para você comemorar 80 anos de uma vida dedicada a cuidar das pessoas. Cuidar da educação e da espiritualidade das pessoas com firmeza e doçura, como você faz, é um raro saber. Comemoramos o privilégio de, entre uma humanidade de 7 bilhões de vidas e muitos milênios de existência, estarmos na vida no mesmo lugar e tempo que você e Neuza, seus filhos, netos, bisnetos, irmãos, parentes, amigos, agregados e circunstancias (incluindo a sempre doce acolhida, o cheiro de terra e de umbu do oásis Lagoa da Baraúna). Festejamos, em 10 de agosto, sua vida e de todo este corpo familiar que a integra, sua saúde, sua fé, sua força, sua alegria de viver, a confiança que irradia, a firmeza com ternura. Lêda, Ypiranga, João, Érica e Raul.

Homenagem da família Marques Regis



Ao celebrarmos os 80 anos de Celso, dizemos como o salmista: A nossa boca enche-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Coisas grandiosas tem feito o Senhor  por nossa família. Sim, grandes coisas fez o Senhor por Celso e por isso estamos alegres.
Celso e Neusa semearam com lágrimas, com muito esforço e dedicação, e,   com imensas alegrias,  colhem os frutos da bela família que constituíram. Chorando, lançaram a semente e  com cantos de alegria voltaram, trazendo consigo os seus molhos.
A família Marques Regis se regozija,  compartilha das alegrias e celebra os 80 anos da vida abundante e fecunda de Celso Loula Dourado dedicada à formação moral, ética e cultural de  milhares de jovens, e  à sagrada missão de transmitir às almas carentes a graça maravilhosa do Evangelho de Cristo.

Maria do Carmo, João Nelly Regis e familia

Celso,

Não tenho capacidade para definir todas as suas qualidades: sua inteligência, educação, bondade e amabilidade encantam a todos nós. Foi bom filho e é pai e avô admirável!
Com sua sensibilidade soube escolher uma esposa maravilhosa, como Neusa!
Quero lhe dizer que jamais esqueci os conselhos que recebi de vc há tempos atrás,
muito obrigada!
Parabéns pelos seus 80 anos! Que Deus continue a lhe abençoar sempre!
Um grande abraço,


Tala

Queridos,

É um privilégio ter CELSO LOULA DOURADO como amigo. Eu poderia contar muitas histórias de coragem, de apoio pessoal e profissional que tantas vezes recebi, de atenção comigo e com meus filhos, do interesse por todos ao seu redor, da competência e inteligência com que conduziu não só o Colégio 2 de Julho mas tambem seu mandato de deputado federal. Para mim, todo tempo que convivi mais perto e neste últimos anos em que estamos tão mais afastados fisicamente, com emoção, acho que a palavra para Celso é INTEGRIDADE. Obrigada a todo este lindo e querido clã Dourado por me incluir nesta homenagem.

beijos
Isadora Brown Ribeiro

A minha vida, sem Reverendo, Professor  ou simplesmente o amigo Celso, certamente não seria a que vivo hoje.
Na minha adolescencia,  cabeça efervecente, buscando viver o  normal que seria para mocinhas da minha idade, mas tendo  um pai bastante vaidoso  e na maioria  com atitudes castradoras tiranas,  foi esse ser humano absolutamente enviado por Deus,  quem me salvou de tantas loucuras que pela repressão  que eu sofria,  poderia ter até dado cabo a minha vida.
CELSO FOI O MEU ACONSELHADOR  E FOI A PRIMEIRA LUZ QUE CHEGOU EM MINHA VIDA PARA QUE EU INICIASSE O MEU APRIMORAMENTO DIANTE DE UMA ESPERANÇA  QUE ELE CONSEGUIU ME TRANSMITIR COM UMA CONFIANÇA  EM DEUS, DE  QUE DIAS MELHORES VIRIAM.
ESSA FORÇA QUE DEUS LHE CONCEDE  E QUE ELE ME PASSOU NAQUELE TEMPO,  ME FIZERAM TER VONTADE DE VIVER  E VIVER A PARTIR DALI COM UMA TOMADA DE CONSCIENCIA QUE DEU INICIO A MINHA BUSCA EM PRIMEIRO LUGAR, DE DEUS ( que nunca me deixou em todos os meus passos) DEPOIS DE TENTAR A CADA DIA SER UMA PESSOA MELHOR .... TALVEZ NUNCA ALCANCE, MAS COM CERTEZA CADA DIA  HÁ SEMPRE UMA VITÓRIA  E ISSO HOJE ME FAZ VER QUE A VIDA É UM GRANDE PRESENTE DE DEUS.
...queria agradecer CELSO por você ter me ajudado a ser uma mulher de bem.....carinhosa....zelosa e super honrada, por ter tido filhos e poder educá-los com muito amor .....sou o que sou,  graças primeiramente a Deus  e depois a a você...
Você é um sol na minha vida e com certeza na de muita gente.
OBRIGADA A  DEUS POR TER ME CONCEDIDO A BENÇÃO  DE COMO MENSAGEIRO EM MINHA VIDA
QUE DEUS ABENÇÕE VOCÊ  E QUE VOCE TENHA EM DOBRO TODO O BEM QUE TEM SEMEADO VIDA AFORA.
PARABÉNS POR ESSES  80 ANOS DE VIDA A SERVIÇO DELE AQUI NA TERRA
ABRAÇO GRANDE  DESSA DISCIPULA QUE TE AMA
Yeda Ribeiro de Sousa Almeida

Homenagem dos amigos do Colégio 2 de Julho - 2008

Matéria do Jornal ATARDE

Campanha política Deputado Federal

Casamento de uma sobrinha neta - abril 2012

Querido Tio,

Que alegria.
Realmente uma grande vitoria!!
A sua última passagem por nossa vida emocionou muitas pessoas e foi muito cumprimentado no casamento da Natália , principalmente quando citou que havia feito o casamento da mãe há 30 anos atrás e agora estava ali fazendo o da filha!
Nos trouxe além de uma cerimônia muito bonita , muita energia boa e segurança naquilo que falava!
Você vem deixando pela vida rastros de paz, carinho, harmonia, conforto,juntamente com muita fé!
Parabéns pela vitalidade, pela familia maravilhosa (me incluo nessa) e por tudo que faz de bom pelas pessoas e pela vida!

Um beijo enorme da famila Regis Wilmers

Colégio 2 de Julho




Constituição Cidadã

Biografia


CELSO DOURADO - PMDB
Celso Loula Dourado
Nascimento: 6/10/1932
Profissães: Agricultor e Professor
Filiação: Ademar da Silva Loula e Teonília dourado Loula
Legislaturas: 1987-1991
Mandatos Eletivos:
Vereador, 1962-1966, Campo Formoso, BA, PTB; Deputado Federal (Constituinte), 1987-1991, BA, PMDB. Dt. Posse: 01/02/1987.
Filiações Partidárias:
PMDB; PTB, 1960-1964.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Professor, Ciências Humanas, Universidade Católica, Salvador.
Estudos e Graus Universitários:
Teologia, Sem. Presb. do Sul, Campinas, 1953-1957; Filosofia, UFSC, Florianópolis, 1970-1971; Licenciatura em Filosofia, UCSAL, Salvador, 1971-1972.
Atividades Parlamentares:
ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE:
Subcomissão do Poder Legislativo, da Comissão da Organização dos Poderes e Sistema de Governo: Suplente, 1987; Comissão de Sistematização: Titular, 1987-1988.
Missões Oficiais:
Membro da Delegação Parlamentar Brasileira que visitou a República Popular de Angola, 10/1989.
 
Os bastidores da Assembleia Constituinte de 1988, os anseios pela redemocratização do Brasil após duas décadas de ditadura militar e as conquistas do Ministério Público, instituição que mais saiu fortalecida e que melhor soube aproveitar a elaboração da 'Constituição Cidadã', foram alguns dos aspectos de um importante capítulo da história do Brasil rememorados pelo ex-deputado federal Celso Dourado e pelo procurador de Justiça Achiles de Jesus Siquara Filho na manhã desta quinta-feira, dia 18, na 'Semana do Ministério Público 2008'. Debatendo o tema “Passado, Presente e Futuro do Papel Constitucional do Ministério Público”, os dois painelistas, que participaram ativamente de um dos períodos mais significativos para o país, o primeiro como parlamentar e o segundo como promotor de Justiça “em militância”, discorreram em suas apresentações sobre as dificuldades e os fatos que culminaram na promulgação da Constituição Federal, e sobre os desafios que ela apresenta até a atualidade.

De acordo com o professor e ex-deputado Celso Dourado, a elaboração da Carta Magna foi um desafio muito grande. “Na época, os críticos falavam que aquele modelo de Constituição era fraco e teria vida curta. Entretanto, acabamos de comemorar 20 anos de sua promulgação, e ela ainda responde à realidade atual, inclusive à crise que enfrentamos”, ressaltou. Segundo Dourado, a Constituinte de 1988 foi bastante representativa, o Congresso Nacional estava aberto a representantes dos mais diversos setores, por esta razão ela tem um viés fortemente social. Isso não significa, sustentou o ex-deputado, que ela não tenha defeitos; é preciso reconstruí-la diariamente. “Zelar pelo cumprimento das leis é um papel muito importante; é o grande desafio da democracia. E o Ministério Público tem, neste contexto, uma posição de destaque”, defendeu Celso Dourado. “O trabalho é interminável, os desafios são constantes, mas a cobrança pelo cumprimento das leis é um compromisso com a sustentabilidade, com a justiça e com a paz social. Se as leis não forem cumpridas, a democracia não será nunca o melhor sistema”, concluiu.



 
Destacando o papel fundamental exercido por Celso Dourado como deputado constituinte, o ex-procurador-geral de Justiça da Bahia Achiles Siquara agradeceu a participação do parlamentar, ressaltando que ele pertence “ao grupo de homens que fizeram da política um sacerdócio não em benefício de si, mas da sociedade”. O procurador de Justiça relembrou que, no período ditatorial, os membros do MP tinham as atividades bastante limitadas, mas este patamar só pôde ser mudado quando as lideranças nacionais do Ministério Público, que eram caudatárias dos anseios da classe, uniram-se e chegaram a uma proposta inovadora. “Nesta época, conseguimos quebrar um paradigma. O Ministério Público apresentou um modelo novo, queríamos uma Constituição para um regime democrático, e a Instituição precisava nascer ou renascer para este regime”, explicou Achiles, acrescentando que enquanto o MP soube aproveitar a grande chance que se delineava com a nova Constituinte, o Judiciário não fez o mesmo, e acabou apresentando uma proposta conservadora. “Hoje o Ministério Público, mesmo não sendo um poder, está eqüidistante dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), integrando o sistema de freios e contrapesos”.

Ainda de acordo com o ex-PGJ da Bahia, que já presidiu a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), além dos seus princípios, normas e competências, a Constituição Federal deu uma incumbência muito difícil ao Ministério Público: instigar e criar problemas para os poderes político e econômico. Mas, segundo Achiles Siquara, essas tensões são naturais e precisam ser superadas para que o regime democrático seja realmente consolidado. E é neste contexto que surgem questões como qual o modelo de democracia almejado; o poder ou não de investigação do Ministério Público; os conflitos de atribuição entre os MPs federal e estadual; e o incidente do deslocamento de competência. “O Ministério Público teve a oportunidade de arrombar a porta, e o fez, mas hoje os mecanismos são outros”, ressaltou Siquara, concluindo que é preciso mais que uma aproximação da Instituição com a sociedade; ela deve avançar no sentido de uma sociedade democrática. “A maior contribuição que podemos dar para a sociedade é, paradoxalmente, fazer com que ela não precise de nosso trabalho, não precise de tutor”.

Texto retirado do site do Ministério Público da Bahia -
ASCOM/MP – Telefones: (71) 3103-0446/ 0449/ 0448/ 0499/ 6502

segunda-feira, 6 de agosto de 2012




Pai... Você é meu amigo de fé. Mari quando pequenininha me chamava de " Minha herói" e eu amava ouvir. Próximo dia 10 você está completando seus 81 anos de vida. Eu so tenho a lhe agradecer meu pai por ser o exemplo de pessoa que você é, por ser meu amigo de hoje e de sempre. Eu te amo. Você é meu herói meu pai. Você é  "minha" herói minha mãe. Você é minha herói minha filha. Juntos vamos superar todas as barreiras. Eu te amo muito, muito, muito. Parabéns Celso Loula Dourado!!!
Um beijo de sua filha Neuzinha.