Quem sou eu

Falar do nosso pai é usar a voz que vem do coração... é buscar na memória as histórias que nos foram contadas e as que vimos ser tecidas ao longo das nossas vidas. Acompanhamos a sua atuação em diferentes fronteiras, muitas estivemos presente e com certeza, as raízes da maioria delas vem lá do sertão. Foi por isso, que escolhemos as árvores de lá para compartilhar o olhar que temos sobre a vida dele. Entre Umbuzeiros e Algarobas, Juremas e Barrigudas, Anjicos e Aroeiras, Gameleiras e São Joeiros, na aridez da caatinga, no calor do sol sertanejo começou a formar as suas vocações.

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Uma mensagem dos primos Luci e Tomás


 

Prima especial

 Para vc Celso que é muito querido queremos parabeniza-lo por mais essa data tão especial !Temos os melhores desejos: saúde, paz, alegrias,
harmonia e muito amor ao lado de sua querida Neuza e família! Desejamos fazer parte das  noventa árvores!!!Afetuosos abraços dos primos Regis Pinon





Admiradora e aprendiz


 

Segredos da VIDA bem vivida

 18 lustros.

Não é qualquer um que chega aos 90 anos de idade com tamanho vigor, força, experiência e conhecimento sobre a vida como Celso Loula Dourado. 

É incontável o número de pessoas que tem histórias de vida marcadas por aquele que tenho o privilégio de chamar de avô. 

Ouvir o Vô falar sobre a VIDA, é um aprendizado sem fim, sempre uma reflexão sobre o sentido do Amor e da família. 

Tenho muito orgulho de ser neto de uma pessoa tão especial como Celso Loula Dourado, homem íntegro, honesto, parceiro e mais do que tudo, um amante da VIDA. 

Vô, 

Nessa data especial so tenho de mais uma vez lhe agradecer pelo homem que é, pela família que constituiu, pelos ensinamentos que me transmitiu e pelos segredos da VIDA bem vivida que nos conta. 

Terei muita sorte se chegar aos 90 anos com tanto orgulho de minha história como tenho da sua! 

Que venham mais 10 lustros pela frente meu grande amigo! 


Um grande abraço de seu neto que lhe ama muito, 


Tiago




terça-feira, 10 de agosto de 2021

Eis minha homenagem.

 A natureza, em seus mistérios, proporciona a experimentação das mais intensas sensações.

Ela marca nossas vidas transformando monólogos em diálogos porque é impossível guardar tantas confissões.

Ora na chuva, ora ao sol, seus gestos são capazes de deixar mensagens tão impressionantes cuja beleza só rivaliza com a das cores do arco íris, que, ao menos para mim, sintetiza tudo o que há de bom e belo.  

Estas singelas colocações me vieram à mente ao recordar as palavras do Pastor Celso, que, inspiradas na natureza que com ele se confunde, deixa em suas lições sábios ensinamentos, sempre atuais, ou, aliás, sempre a frente do nosso tempo.

Eis minha homenagem.

Eduardo Maltez



Obrigada tio querido

 Entre tantas e tantas coisas pelas quais  precisamos ser gratos, hoje agradecemos pelo dom da vida de alguém muito especial, alguém que escolheu ser presença positiva e assertiva na vida de cada um de nós, os Regis. Falo especialmente em nome dos Marques Regis, desse núcleo em que Celso Loula Dourado, mas Regis por decisão, foi e será sempre o grande  conselheiro,  o amigo, o irmão, o irmão de fé, presença nas horas  alegres mas tbm nos momentos de dúvidas, de aflição (lembrando aqui o meu mano Emilson) Obrigada tio querido por ser assim, assim desse  seu jeito. Obrigada por ser apoio à nossa família. Desejamos- lhe as mais belas recompensas do nosso grandioso e amado Pai.  Parabéns  tio por esses 90 anos de vida tão abundante e tão produtiva no amor ao próximo. Um abraço bem forte da sobrinha, 

Leninha.


Coração em festa

 Com o coração transbordando de alegria enviamos ao nosso querido cunhado CELSO DOURADO  os PARABÉNS pelos seus 90 ano de vida bem vividos com muita saúde , alegria, tranquilidade e muitos valores adquiridos pelos seus pais Sr. Ademar e D. Teonília, casal abençoado. Criou asas e vôo para S. Paulo e ao completar seus estudos na universidade  voltou para suas raízes onde através da Educação Formal passou para milhares de jovens muitos  conhecimentos e especialmente valores morais, sociais e religioso destacando o amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Linda e abençoada vida e que Deus continue o abençoando ao lado desta sua linda  família , esposa , filhos, genros , netos e bisnetos.

Felicidades !!

Forte e amável abraço!!!


Laércia




Dois amigos: pai e filho

 Menino,  quando meu pai precisava se ausentar de casa e viajava , eu orava , pedindo a Deus que o protegesse e que nenhum mal o acometesse. Muito tempo  se passou , e muitas coisas boas o acompanharam. Uma delas é o sentimento de gratidão,  a presença da graça que nos liberta dos medos. A gratidão pela  presença de meu pai em minha vida suavizou os medos infantis. As muitas lições aprendidas , a fonte inesgotável de amor pela vida , a vibração e entusiasmo com as belas estórias do cotidiano , seu olhar carinhoso e amoroso, o zeloso cuidado, sua fidelidade aos seus valores mais elevados , o exemplo de vida e fé cristãs envolvem-me  continuadamente, e me deram régua e compasso,  amparo e proteção. Hoje ,  nos caminhos da caatinga, aos 90 anos,  seus sonhos e desafios se renovam sob a sombra das amburanas , aroeiras e umbuzeiros. No  pedaço de chão onde nasceu, traz consigo a sabedoria que vai de geração em geração. Nessa terra povoada de saudades e esperanças , está presente uma constelação de gente ,  habitantes do seu coração, do passado, do  presente e do futuro. Aqui , conta estórias que brotaram dessa terra,  como árvore frondosa que viu muitos horizontes sem jamais se afastar das raízes fincadas nesse chão.

Assim , com o coração repleto de gratidão, reunidos , ouvimos suas estórias , compartilhamos o pão e nos elevamos guiados por suas orações. Nos entremeios das palavras  das suas  preces , ouvimos o silêncio da palavra que emana e transforma o lugar num espaço de comunhão e louvor. 

E , assim, celebramos !

Obrigado , Senhor , por esse dia tão especial. 

 Mas como filho obediente,  preciso lembrar da sua advertência feita há um mês,  10 de julho , dia que comemoramos os 60 anos do seu casamento,  do pacto firmado no altar sagrado. Disse-nos naquele momento que naquele dia se cumprira a mais importante data a ser celebrada neste ano , qualquer outra gravitaria em torno daquele centro , quando o noivo e a noiva disseram o sim . Unidos pela mesma fé, sabiam que palmilhariam juntos a jornada da vida,  inspirados e guiados pelo maior evento do Universo,  o casamento dos Céus com a Terra. Do Gênesis ao Apocalipse, repetiriam juntos " Osso dos meus ossos, e carne da minha carne" e " Vi a cidade santa , a nova Jerusalém,  que descia dos céus,  da parte de Deus, enfeitada como uma noiva preparada para o seu noivo ". Assim , criaram novos  mundos. E aqui estamos nós,  herdeiros daquele  sagrado compromisso que se renova a cada dia , régio e de um dourado brilho reluzente. 

Amado pai , que possamos honrar e sermos  fiéis a este sim , e que jamais nos esqueçamos do  versículo que tanto gosta de repetir do alto dos seus vigorosos 90 anos , quando lembra  que em Cristo a vida sempre se renova pois : 

      " O que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas "




A amiga Lídice da Mata


 

Lembranças Especiais

 Celso

Que seus 90 anos sejam  comemorados , como o Rvdo merece . Muitos sorrisos , abraços , lembranças especiais ,  aconchego de todos  que lhe querem bem. Todos buscando encontrar palavras , alguma forma de  expressar tanto carinho ,  admiração e  consideração .

Obrigada Revdo por sua presença nos mais significativos momentos de nossas vidas !

Helio , Cisa , Flavio , Rodrigo e Isabelle.




Plantando e vivendo o PRESENTE e o FUTURO

 Estamos voltando para casa depois de um final de semana muito especial com a família reunida comemorando os 90 anos de Vô Celso. Dias tão preciosos para a gente e para João Marcelo mais ainda! Nós ficamos muito felizes pela oportunidade desse encontro, pelas conversas com o biso, por todo esse cuidado, amor e acolhimento que só a casa de vô e vó tem! Gratidão por tudo e que venham muitos mais anos para comemorarmos! 


Com carinho, Jéssica.






Farol de caminhos e portos seguros


 Salvador tem o Farol da Barra e o Farol de Itapoan admirados por muitos turistas. Mas, teve o privilégio de receber tb Reverendo Celso o Farol que tivemos a sorte de encontrar para nos sinalizar caminhos e portos seguros. Parabéns a nosso e sempre diretor, aquele que nos guia, Celso.





Cunhado irmão

 


Humanidade, paciência, delicadeza e humildade

 Meu querido amigo Celso:

Você tem uma grande contribuição na minha formação. Fui seu aluno em algumas disciplinas, português, latim e inglês quando estudava no Ginásio Augusto Galvão na cidade de Campo Formoso, na década de 50. Naquela oportunidade, chegou um jovem compenetrado, inteligente e muito competente, que veio a contribuir para melhorar bastante o nível de ensino daquele Colégio. 

Mais tarde, pude ser testemunha do início do seu namoro com Neusa Regis, jovem muito bonita e inteligente. Do seu casamento com Neusa formou-se essa bela família que atualmente já chega a bisnetos.

Concluído o curso ginasial, vim para Salvador a fim de trabalhar e continuar meus estudos, mas não deixei de acompanhar a sua brilhante trajetória educacional e política de grande mestre, meu caríssimo Celso.

Na década de 70, novamente nos encontramos. Desta feita, ambos como professores da Universidade Católica de Salvador. Depois, outra vez nossos caminhos fizeram nos reencontrarmos, agora, no campo da política como candidatos pelo mesmo partido: eu pretendendo ser deputado estadual e Você, deputado federal.

Tive a oportunidade de estar presente na festa comemorativa dos oitenta anos de Neusa, em Campo Formoso, assim como, na solenidade de outorga do seu título de cidadão soteropolitano.

Infelizmente a COVID-19 vem a impedir de nos abraçarmos nesta data tão significativa que é a comemoração do seu aniversário de 90 anos. Mas amigo, tenho fé em Deus que muito brevemente possa abraçar Você que tanto contribuiu para minha formação não só como professor de tão importantes disciplinas, como também a enfrentar a vida com humanidade, paciência, delicadeza e humildade.

Acolha um carinhoso forte abraço virtual do seu amigo de sempre.

GERALDO BRITO


Nossa memória, nossa história

 

Nossa memória, nossa história

 

A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo.

Eduardo Galeano 

 

               Celso, irmão, ao comemorar 90 anos, há encontros, festas e a oportunidade de compartilhar nossas memórias e lembranças, compartilhar momentos da vida dos sorrisos, das lágrimas, da dor e da felicidade com nossos irmãos onde existe uma forte amizade, muita união e muito amor envolvido.

              

Celso, irmão, você é uma parte de nós, é um prolongamento de nossas vidas, dos sonhos de nossa mãe Teonília, que consagrou sua vida a Deus e nos ensinou a orar todos os dias com uma fé firme buscando sabedoria e orientação para palmilhar os caminhos da vida, reconhecendo o amor e a grandeza de nosso Deus.

               Ao passar por momentos difíceis como a morte de Maria Rosa nossa irmã preciosa, nossos pais e meu companheiro Menininho, contamos com o apoio um do outro, e até hoje somos consolados com suas palavras de afeto e conforto.

              

               E os momentos de luta e desafios como garantir estudo aos 05 filhos em uma escola de qualidade em Salvador, ou melhor no Colégio 2 de Julho a coragem e o incentivo veio; e a alegria compartilhada se multiplica, ao ver os meus filhos formados, concluindo esta fase importante de suas vidas vem um sentimento de gratidão a quem nos dá a mão.

 

               Ao lembrar do casamento com Menininho em que realizou antes de ir para os EUA e contar aos filhos, são boas recordações que revivemos no casamento de cada um em que você também realizou a cerimônia. Até mesmo no casamento de meu neto, você estava lá.

 

               Celso, irmão são muitas recordações que ainda hoje podemos desfrutar juntos em nossos encontros ou mesmo por celular nas boas conversas diárias que nos comove e nos dá a certeza do amor e cuidado de nosso bom Deus que nos ampara e sustenta a cada dia.

               Parabéns 90 anos! Salve 10/08/2021.

Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus. Sl. 31:14






Um irmão escolhido - Nely Regis


 

A beleza e a força do AMOR






Querido Celso,


Que bom estarmos hoje aqui na Lagoa com os filhos, netos e bisnetos, comemorando os seus 90 anos. Alegria em receber os nossos genros. 

Há 61 anos atrás nos vimos pela primeira vez e desde aí, naquele momento, percebemos que íamos viver juntos. Em julho nos casamos, em abril de 1962 chegava a primeira filha em Campo Formoso, demos o nome de Eneida, que viveu poucas horas conosco. Depois nasceram Mabel, Ricardo, Marilia e a 2ª Eneida. Trabalhamos nestes primeiros 10 anos, no Ginásio Augusto Galvão. 10 anos depois fomos para Salvador e aí nasceram as duas caçulinhas: Neuzinha e Juliana.
Quantas alegrias na chegada de cada filho!
Fomos trabalhar em outro Colégio evangélico, o Colégio 2 de Julho.
Alí os nossos filhos cresceram, estudaram até o 3º ano do Colégio, ali partiram para a Faculdade. Formamo-los, casaram, tiveram filhos, nossos netos e bisnetos. Quantas alegrias na chegada de cada um.
Graças a DEUS todos com boa saúde.
Agora estamos aqui na Lagoa, como você diz: o RECANTO do LUAR no CHÃO.
Com alegria recebemos os nossos 6 filhos, 16 netos e 4 bisnetos que hoje são a alegria de nosso viver.
Graças a DEUS, mil graças SENHOR!
Celso é acima de tudo uma pessoa boa, amiga, carinhosa, cuidadosa, finalmente eu diria, bom pai, bom esposo, avô e bisavô.
Muitos amigos por todo este Brasil e fora dele.
Eu o amo muito, muito, até o final dos nossos dias.

Beijos e gratidão a DEUS.

Neuza







 

Os irmãos

 Lagoa, 10 de agosto de 2021 


Noventa medalhas de ouro Por ter vencido todas as provas da modalidade fraternidade, na categoria irmão preferencial, o Comitê Olímpico da Lagoa, por unanimidade, tem a honra de conceder dez medalhas de ouro ao jovem Celso Dourado. Como esta modalidade é tipicamente coletiva, este pódio é compartilhado com os irmãos Valdinho, Dadá, Wilson, Judith, Juarez, Juracy, Antônio e Abimael, igualmente vencedores de todas as provas desta saudável categoria.

 Adicionam-se, assim, noventa medalhas de ouro às joias de Teonília e Ademar

 Valdinho

 Celso

 Dadá 

Wilson

 Judith




 Juarez

 Juracy

 Antônio

 Abimael

 Também compartilham este pódio todos os irmãos de sonhos, de fé e de luta.




Entusiasta da fé e da positividade

 Querido tio, reverendo, amigo e entusiasta da fé e da positividade; 90 anos de muitas vitórias, amor, dedicação e compromisso com família, com a profissão e com o povo brasileiro. Falar de Celso Loula Dourado é muita responsabilidade, um ser humano ímpar, cabriocárico e dotado se muita sabedoria, o seu conselho, vale ouro! 

Parabéns tio! Desejo muita saúde e muitos mais, anos de vida, saúde e felicidades, tê-lo entre nós, família França Queiroz, é uma grande dádiva de Deus 🙏🏻. Te amamos! Pedro Junior, Virgínia, Arthur, Gabriel e Gustavo.




"O sertanejo é, antes de tudo, um forte!".

 O sertanejo é, antes de tudo, um forte. E Celso Dourado é a representação mais bem acabada desta afirmação de Euclides.   Lutou pelo conhecimento, lutou pela liberdade, lutou pelos mais necessitados e continua lutando para dar continuidade ao que Euclides também afirmava: "Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos.“.    Parabéns Celso pelos seus 90 anos.  Você contribui para que o ser humano continue no caminho do progresso moral, material e espiritual.




Memórias de um sobrinho muito especial


 

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

18 lustros - a voz do avô

 Meu avô! Meus parabéns, felicidades, tudo do bom e do melhor sempre! 90 anos, são 18 lustros de muita sabedoria e muito desejo de enfrentar a vida.

Queria muito estar presente nessa data tão especial, porém com as questões de dia a dia e de trabalho, acabou me impossibilitando de ir.

Contudo, sinta-se abraçado pelo seu neto que gosta muito de vc.

Carrego comigo os conselhos e os puxões de orelha desde que morávamos juntos no mesmo prédio, sinto falta!

Um beijão,

Mateus




Irmãos em Cristo

 Ao nosso amado irmão em Cristo, Celso Dourado, queira aceitar os nossos mais sinceros votos de felicidades nesses noventa anos de existência. Que o nosso Senhor lhe abençoe ricamente,... juntamente sua família.

Ethi e Dalva


Inspiração

 Vô celso


Falar de meu avô Celso Dourado é falar antes de tudo de INSPIRAÇÃO, seus valores, sua forma de lidar com a vida e seu carinho pelas pessoas fazem com que ele seja uma grande inspiração, na qual tenho um grande orgulho e sorte em tê-lo como meu avô. A cada vez que converso com Vô Celso tenho a certeza de que aprenderei muito sobre a vida, seus conhecimentos e as suas lições de vida inspiram a todos que as ouvem. Afinal, assim como ele costuma me dizer, meu avô faz parte do time de boa cabeça e bom coração. 


Parabéns pelos seus 90 anos meu avô, que você continue sempre essa figura que orgulha tanto a todos com muita sabedoria, integridade e inteligência. 


Seu neto Rodrigo.




Conexão com/em Brasília

 Nem o maior dos otimistas poderia imaginar que você teria uma história tão brilhante e longeva, rumo ao seu nonagésimo aniversário. Te aguardo aqui em Brasília rumo ao congresso agora em 2021. 

Do seu amigo, 

J Santos.

Fotógrafo e documentarista.




Memórias vivas




 

A Educação Agradece

 Parabéns Reverendo Celso!


Em tempos de olimpíadas, estamos respirando conquistas e o clímax é a premiação. 

A conquista de uma  medalha seja de bronze, de prata ou de ouro, simboliza  a "missão cumprida".

Sem esquecer que todos os atletas com ou sem medalhas, são verdadeiramente vencedores.

Os olhos de todo o planeta buscaram o ápice da premiação, de quem será o disco dourado(o ouro)!

E você Celso traz no próprio nome essa premiação: Celso DOURADO.

E não é uma mera coincidência, de fato você simboliza esse ponto mais alto no pódio das conquistas.

Feliz daquele que pôde e pode conviver com você.

Eu sou um desses felizardos.

Fui generosamente acolhido por você no Colégio 2 de Julho em 1978.

E desde essa época foram contínuas e crescentes as descobertas e a admiração. 

Conhecer um diretor que tem sua família ao seu lado no próprio local de trabalho, morando na mesma  área da Fundação foi surpreendente.

Ver no cotidiano o seu equilíbrio, a sua tranquilidade na solução dos problemas.

E mesmo quando a situação lhe provocava um tom mais duro, isso acontecia rigorosamente dentro dos limites da serenidade.

Sua mão sobre os ombros dos alunos e dos professores, como uma mensagem  dizendo que a diferença hierárquica era apenas uma rótulo social, porque na labuta do dia a dia estávamos juntos, lado a lado, éramos do mesmo time.

Por falar em time, jogava basquete com intensidade  com os alunos que carregam  essas vivências tatuadas em suas almas.

Deslocava-se nos corredores do colégio  e na sala dos professores, cumprimentando humildemente a todos sem distinção, num caminhar elegantemente invejável.


A EDUCAÇÃO agradece.


Um educador nato, atento , comprometido com rumo do ensino, um verdadeiro Mestre.

E embora sendo um ser humano desapegado a bens materiais o OURO, o DOURADO lhe veste bem.

Sua família, D Neuza, uma maravilhosa esposa e filhos prodigiosos - Mabel, Ricardo, Marilia, Eneida , Neusa e Juliana(tive a honra de ser professor de quase todos), são todos privilegiados por essa medalha de ouro dentro da família Dourado.

Parabéns Reverendo dourado Celso.

Parabéns meu amigo.

Parabéns meu eterno ídolo.

VIDA ETERNA AO REI!




Prova VIVA

 Celso Dourado é pessoa notável que representou a Bahia e a região de Irecê na Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988. Foi uma alegria tê-lo na emocionante aula magna em que ele honrosamente nos presenteou com a sua experiência em 2019, no auditório da Faculdade Irecê - FAI (quando não havia contraindicação para aglomerações). Naquela noite, ele compartilhou com uma plateia lotada de estudantes que começavam a conhecer o Direito Constitucional a verdadeira essência do nosso documento jurídico mais importante. Celso Dourado é a prova viva que Milton Nascimento está coberto de razão quando canta que "sonhos não envelhecem". Que a sua altivez, seriedade e exemplo, na sua eterna juventude, nunca nos deixem perder de vista que o remédio para as fragilidades da democracia é mais democracia. Guardo como um tesouro um exemplar da Constituição de 1988, original do Congresso ainda sem nenhuma emenda, com uma dedicatória sua: "Nossa esperança é definida na certeza da permanência desta Constituição como alicerce da nação brasileira. Celso Dourado, 14/11/2020". Que os seus anos de vida se multipliquem com muita saúde e felicidade ao lado da sua amada Neusa Amélia e de toda a sua linda família. Feliz aniversário, grande Celso Dourado! 


Leonellea Pereira

Advogada, Professora da Faculdade Irecê e Vice-presidenta da OAB Subseção Irecê






domingo, 8 de agosto de 2021

Celso Loula Dourado, acolhedor, ontem e hoje

 "Celso Loula Dourado, acolhedor, ontem e hoje. Um pastor. Amigo, parceiro de trabalho educacional, companheiro nas lutas políticas: sério, leal, intransigente em seus princípios, corajoso e firme sem alarde, sempre aberto ao diálogo, disponível, confiável e afetuoso. Foi este EDUCADOR que me chamou para ensinar no 2 de Julho nos idos de 1977. Com ele, aprendi muito. Dele, teria muitos episódios interessantes, tristes e alegres, sérios e engraçados. Mas registro seu compromisso com a defesa dos Direitos Humanos, concretizado, por exemplo, na garantia de abrir as dependências do Colégio, principalmente o Auditório Baker, para eventos desta área em plena ditadura. Vida longa, meu amigo."


"O ano é 1981. Fábio Paes e eu resolvemos adotar para uma unidade de História do 2 ano do 2 grau o livro de Emiliano José e Oldack Miranda "Lamarca o Capitão da Guerrilha". Consultamos o diretor. Este, não apenas nos deu respaldo, como aceitou trazermos os autores ao Colégio para conversar com os estudantes. Foi uma mistura de reações, várias negativas. Alguns alunos foram proibidos pela família de ler o livro, outros leram escondido no colégio. Mas a unidade foi concluída com sucesso e muito aprendizado. Nada é igual a um espaço de educação com liberdade e coerência."



Formação

 

Caro Reverendo Celso Dourado 

Gostaria de lhe parabenizar pelo seu aniversário; desejo muita saúde e felicidades.

Desde a época de estudante sempre gostei muito do nosso Colégio 2 de Julho; hj, mais velho e pai, percebo cada vez mais a importância daquela casa em minha formação como pessoa. O Sr. o dirigiu com maestria; guardo com muito carinho e alegria as lembranças incríveis da escola.

Mais uma vez parabéns e muito obrigado!!!


Belmiro Meira Neto

Médico e ex-aluno do Colégio 2 de Julho ( com muito orgulho!!! )






Dignidade e humanidade

 Parabéns Reverendo Celso! Obrigada por sempre ter estado lá pra nós e por nós com seu exemplo caloroso de dignidade, disciplina, humanidade e amor. Desejo vida longa, com saúde ,paz e amor. Feliz aniversário! Beijo no coração❤️🎂🎉🎊🎁🎁🎁👏👏👏


Vânia Fonseca - Ex. aluna do Colégio 2 de Julho




Educador tatuado na alma

 Educador é aquele que fica tatuado na alma de quem com ele divide o espaço. 

Educar é andar lado a lado. 

Acompanhar cada passo 

e deixar que o aprendiz siga 

seu caminho, com a certeza de que não está sozinho. 


Reverendo Celso Loula Dourado foi e continua sendo a minha inspiração. 

Meu engatinhar no Colégio 2 de Julho determinou o meu destino na educação. 

Sou grato pela oportunidade que tive, ainda menino, quando fui acolhido no início da minha docência. A paciência do Reverendo me fez crescer. 


Hoje eu quero desejar tudo de bom a esse homem além do tempo e festejar essa vida que serve de farol

para todos que o cercam. 


Feliz aniversário, Reverendo Celso.


Um abraço do seu admirador

Antonio Bahia




Em gratidão

 “Por tudo dai graças,

Pois esta é a vontade de

 Deus a vosso respeito,

Em Cristo Jesus.”


Reverendo Celso,


Pela tua velhice nova e

sábia, agradeço

Pela saúde, pelo amanhecer 

 e o entardecer de

todos os teus dias, agradeço

Pela preciosidade da

sua memorável  história

construída, vivida, viva

aos 90 anos, agradeço

Pelas ricas palavras proferidas

escutadas e realizadas

nos quatros cantos do mundo, agradeço

 Pelo território chamado

Lagoa, lugar Celso raiz, D. Neusa, família

onde  Sol, lua, estrelas, amigos

se encontram e se despedem 

Recanto do Luar no Chão é poesia

sob as graças, agradeço

Pela sabedoria de saber e também de

ensinar a todos nós a 

atravessar tantos desertos, agradeço

Pela dádiva da tua existência

Leve, forte, presente

é luz lúcida de fé

 que irradia aprendizagem, amizade 

admiração, ação, amor, agradeço.


Gratidão pela vida do

 Reverendo Celso Dourado

Pelos 90 anos, feliz aniversário

Graças a Deus!

Para nós orgulho e honra!

Grande e fraterno abraço.

Soraya e Junior

Agosto de 2021





sábado, 7 de agosto de 2021

Ensinando sobre a vida e o viver.

 É tempo de celebrar! 

É tempo de celebrar o amor, a família, a união. É tempo de celebrar a sua vida! 


Meu amado vô Celso! Tamanha é minha alegria em comemorar seus 90 anos, de tanta lucidez, sabedoria, saúde e vivacidade!

Tamanho é o meu orgulho de ser parte da sua história e de poder ter no senhor um grande exemplo de VIDA!


Gratidão! Esse é o sentimento que transborda em todos que te cercam! Homem de fé, de valores, ético, amável e sábio. Por onde passa deixa seu legado. E que legado!


Feliz 90 anos! 90 anos ensinando sobre o amor e o cuidado. Ensinando sobre a fé em Deus. Ensinando sobre a vida e o viver.


Sigamos em frente! Temos muito a aprender com o senhor!


Parabéns vô Celso! Que o nosso Deus siga derramando bênçãos em sua vida!


Com amor,


Sua neta Gabi!





Aquele que fez do meu sonho, o sonho dele também.

 10 de Agosto, o dia dele, do rev. Celso Dourado, como é conhecido por muitos, mas antes de ser o diretor, o professor, o político, ele é a pessoa mais extraordinária que eu conheço. E não digo isso por ser neta, mas por, realmente, não conhecer ninguém como ele. Vô Celso é aquele que se importa mais com o outro do que com ele mesmo. É aquele que vê a beleza na simplicidade. É aquele que ama apreciar o quintal da Lagoa ao som dos passarinhos, sentado no banquinho de vô Ademar, durante o por do sol. É aquele que ama plantar e acompanhar, pacientemente, o desenvolvimento da vida. É aquele que, em qualquer refeição, gosta de desfrutar do conosco de uma mesa cheia, cantando o nosso tradicional “Papai do céu”. É aquele que, ao lado de sua Zoca, nos ensina o que é o amor e a como amar. Vô Celso é aquele que fez do meu sonho, o sonho dele também. E eu prometo vô, fazer tudo ao meu alcance para orgulhar você e a vovó. Você é o meu maior exemplo, é quem possui a minha maior admiração. E hoje, peço a Deus para que abençoe o seu compromisso com a vida. Que Ele preserve e multiplique a sua imensa fé, que Ele cuide da sua saúde e do seu coração. Daqui a 10 anos, estaremos todos juntos no seu centenário, ainda mais gratos e felizes do que hoje! Te amo imensamente, obrigada por tudo. 


Com amor e carinho,


Sua neta Mari









Homem de Exemplo

 Nosso Amigo, Reverendo e Avô Celso Dourado


No Sentido da palavra, Digno de Reverenciar esse Homem de Exemplo, e Exemplo na Prática.

Amigo e Sempre Presente com sua Palavra de Serenidade Equilíbrio e Fé em Deus e Jesus nos trazendo o Sentido da Vida, na Essência em Família.

De todos os momentos em sua Vida e características de meu Avô, entre um Homem de Família, que se preocupa e auxilia o próximo quando pode com o seu Amor,  Um Teólogo, Um Filósofo, Professor, Político, Agricultor, Educador, Pastor, a que mais admiro, é ser essa pessoa de Forte Espiritualidade, que cuida primeiro de si, da sua família, sua Esposa, Seu Casamento e dos seus Irmãos e Irmãs em Cristo, ensinando e mostrando o valor da palavra e ensinamentos de Jesus e mostra isso na Prática em sua Vida nesses 90 anos. Só é a gente que convive com esse Amigo Celso Dourado, prestar mais atenção em sua Caminhada, nos detalhes, no seu Praticado do Dia Dia, no que ele Dar Valor e Perceber da Importância Da Ligação com o Poder Superior, Com a Natureza, para nos Fortalecer mais Como Espírito, Evoluir e Entender Da Importância Da Fé para superar as Dificuldades que estão Sujeitos na Vida, e saber que Unidos em Família e Amigos fica mais fácil para sermos Felizes na Simplicidade.


Gratidão Vô por tudo Sempre Sempre, pela Amizade e por o Senhor ser quem é, por ser Exemplo para nós, Jovens.

Muita Saúde Paz e tudo de bom.

Te amo, Um abraço Forte.





Felipe e Nanasara Dourado.

Um Guerreiro de PAZ

 "Pai, você é meu herói, meu amigo..."

Hoje somos muito mais, muito mais que amigos.


Que maravilha pai estarmos agora comemorando os seus 90 anos!!!! : )


A Verdade é que não sei te explicar, as vezes não te compreendo muito bem... Mas de uma coisa eu tenho certeza! Você é um Ser Humano incrível! É Humano, é amoroso, as vezes  é bravo também.... rs! Mas é Muito lindo!!!!


Eu te amo muito meu pai! Somos leoninos! Somos cristãos! Somos fortes!!!! 


Te amo grandemente e até para sempre, Pai.


Abraço grande e apertado!


Neuza Filha





Para criar filhos, temos de ter fé

 

Noventa anos! É clichê, eu sei, mas parece que conheci Celso, para mim, Reverendo Celso, naquela época, outro dia.

Era professora no Colégio Dois de Julho, lá pelos fins dos anos 60, e ele era o Capelão... Sempre o admirava por suas posturas éticas e firmes nas intervenções que fazia, principalmente, nos chamados Conselhos de Classe, dos quais, junto com todos os professores das turmas,  ele sempre participava. Durante aquelas reuniões, os Conselhos discutiam os resultados dos alunos que tinham perdido a disciplina. De vez em quando, ele e eu discordávamos na avaliação de meus alunos.  Eu, severa, intransigente, objetiva nas minhas avaliações. Ele, sempre procurando mostrar o outro lado de uma nota. O lado mais humano. O lado mais ponderado. Ao fim das argumentações, sempre chegávamos a um acordo.

O tempo me fez ir conhecendo-o melhor, não só como Reverendo Celso, mas como o ser humano Celso. Naquele tempo, o que mais me fazia ver, sentir esse seu lado mais paterno, mais brando, era quando, de longe, o observava voltando para casa, acompanhado das crianças, ao fim do turno matutino das aulas. Ele, à frente, e os filhotes, quase que em fila indiana, atrás... Seguindo-o. Era naqueles  momentos que via o pai, dos filhos e de todos os alunos que precisassem de uma palavra amiga e de um apoio, sobretudo emocional.

Anos depois, nossos caminhos se cruzaram de novo. Sou mãe de três de seus sobrinhos, Cássio, Ângelo e Fábio. Conheci, então, mais de perto, a história de vida pública, a atuação política e religiosa de Celso. E nunca parei de me surpreender e de admirá-lo por suas posições firmes e fortes, sempre  a favor dos mais vulneráveis. Dos mais desprotegidos. Dos mais fracos.

Para a família, eu sempre o vi como o esteio e o bastão para todos. Um coração sempre aberto para acolher os que a ele recorriam. O farol que guiava a todos, que estava sempre presente, tanto em momentos de júbilo, como em momentos de tristeza e solidão.

Uma vez, Celso, você, provavelmente não se recorda, você foi nos visitar, um dia pela manhã. Enquanto conversávamos, você me disse que Ricardo que, à época tinha 11 anos, tinha ido ao banco resolver algo. Minha surpresa, eu lembro, foi enorme! Como ele podia ter deixado Ricardo ir ao banco, sozinho, com aquela pouca idade? Você lembra? Você me disse, “Rosa, para criar filhos, temos de ter fé!”... E eu, mãe que era, e sempre fui super protetora, internalizei que você tinha razão... Para criarmos filhos, precisamos, principalmente, ter fé...

Para a minha família original, Celso foi o cunhado-irmão que esteve sempre presente. Foi quem celebrou o meu  casamento, o de uma de minhas irmãs, e co-celebrou o casamento de dois de meus filhos, seus sobrinhos. Esteve presente e me deu apoio emocional quando do falecimento de meu irmão, de meu pai e de minha mãe. Sua presença,  suas sábias palavras, seu abraço amigo, naqueles momentos, eram para mim um bálsamo.

Aqueles pequenos que o seguiam na volta das aulas para a casa, se tornaram, para mim, sobrinhos amados. Por Neuza, sua esposa, parceira, companheira, nutro uma amizade enorme.

Considero a Família Dourado Loula, também, como minha família. Amo a todos.

Parabéns, Celso! Dia 10 de agosto de 2021 é dia de celebração para todos da família e para todos seus amigos!!!  É dia de seu aniversário!!! Que a felicidade caminhe sempre a seu lado e que nunca faltem paz, amor e alegria em todos os momentos de sua vida! Muita fé e muita prosperidade neste seu novo ano de vida! Que a esperança, a alegria de viver e a saúde sejam dádivas renovadas em sua vida, hoje, e que se estendam por todo o ano... Feliz aniversário!  Rosaly Conrado




Quero compartilhar com você, Celso, neste dia de celebrações, um poema que considero repleto de significados,  e que sempre me inspira...

 

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-los
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos

Uma só idade para a gente se encantar com a vida
e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo nem culpa de sentir prazer

Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida
à nossa própria imagem e semelhança
e sorrir e cantar e brincar e dançar
e vestir-se com todas as cores
e entregar-se a todos os amores
experimentando a vida em todos os seus sabores
sem preconceito ou pudor

Tempo de entusiasmo e de coragem
em que todo desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda a disposição de tentar algo novo,
de novo e de novo, e quantas vezes for preciso

Essa idade, tão fugaz na vida da gente,
chama-se presente,
e tem apenas a duração do instante que passa ...
... doce pássaro do aqui e agora
que quando se dá por ele já partiu para nunca mais!

 

Geraldo Eustáquio de Souza

 

 

 

 

 

O Maestro regia simples, altivo, quase presente